quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

TC Lúcio César é o novo comandante do 14º BPM

Assumiu nesta semana o comando do 14ºBPM o TC Lúcio César.

Faça contato com o novo comandante através deste Blog postando mensagens, sugestões , opiniões , etc.Dessa forma você participará efetivamente no comando da unidade  para que possamos ter uma segurança pública de qualidade para nossa cidade com uma gestão voltada para o interesse da sociedade e público interno.

Planaltina-DF,25/01/2012.

OBS: Não é preciso se cadastrar e/ou se identificar  para enviar suas mensagens ao novo comandante.Participe também !


Tenente-coronel Lúcio César (D) assume o 14º BPM em Planaltina

77 comentários:

  1. Caro comandante,

    O Senhor está ciente de que a grande maioria dos policias que trabalham nos PCS estão nesta escala contra suas vontades?
    Acreditamos que o serviço nas viaturas surte um efeito bem superior ao que está sendo praticado com os PCS.
    Alem disso, para que fossem abertos todos os Postos Comunitários, outros policiamentos importantes, como é o caso do Policiamento Rural estão com seu efetivo reduzido a menos da metade.
    Como morador da área rural estou me sentindo inseguro com o policiamento atual.

    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro cidadão,

      Agradeço inicialmente a sua contribuição, pois é com informação que podemos fazer os ajustes necessários. Este é meu segundo dia de comando e não tinha ciência que os policiais que trabalham nos PCS´s estavam insatisfeitos com a escala. Vou verificar pessoalmente.
      Quanto a redução do efetivo do Policiamento Rural não necessariamente irá significar no aumento da sensação de insegurança ou no aumento das ocorrências. Vim do 21ºBPM e tivemos ótimos resultados na área rural através da aplicação efetiva e pontual do policiamento que denominei "inteligente".

      Mas todo o policiamento será reavaliado, o urbano e o rural; o fixo e o móvel. E como eu disse antes, ajustes ocorrerão.

      Uma boa-noite,
      TC LúcioC.

      Excluir
    2. Caro comandante,

      Fico feliz em receber esta pronta resposta, reconheço que a falta de policiamento tem prejudicado bastante a área rural, mais em contra partida, estou ciente das dificuldades enfrentadas na cidade.

      Boa sorte nesta nova empreitada e que Deus esteja com o senhor.

      Atenciosamente,

      Excluir
    3. GOSTARIA EM COMPLEMENTO À RESPOSTA DO COMANDANTE INFORMAR QUE EM BREVE O 14º BPM ESTARÁ RECEBENDO NOVAS VIATURAS PARA O POLICIAMENTO RURAL(EXCLUSIVAMENTE), MAS E O EFETIVO? O EFETIVO ESTÁ SENDO CAPTADO ATRAVÉS DE GESTÕES DO COMANDANTE JUNTO AO COMANDO GERAL, UMA VEZ QUE O BATALHÃO NÃO FOI CONTEMPLADO COM A DISTRIBUIÇÃO DOS ALUNOS DO CFP I E II, EXISTE A PROMESSA DE RECEBERMOS POLICIAIS ANTIGOS QUE DESEJAREM SERVIR NO BPM E ATUALMENTE ESTÃO LOTADOS EM DIRETORIAS E OUTRAS UPMS.
      FRATERNAL ABRAÇO, MAJ SAUAIA- SUBCOMANDANTE DO 14º BPM

      Excluir
  2. Seja bem vindo Comandante! É claro que para toda casa que mudamos encontramos algo que tenha que ser modificado para o bom funcionamento desta. Antes das adequações físicas é importante ouvir vizinhos, antigos moradores, técnicos ou engenheiros para essa modificação. Mas o mais importante de tudo isso é primeiro gostar da casa. Tem casas belíssimas e tecnológicas e de ultima geração com moradores bem vestidos e bem educados que por fora são impecáveis, porém por dentro são falsos, interesseiros e egoístas. Incapazes de demonstrar preocupação, amizade e sentimento de doação. O 14º BPM não é diferente de tantas outras casas, pois reúne uma gama de profissionais comprometidos com a segurança de Planaltina e de nossa família PM. Congratulações ao nobre amigo a esta nova empreitada onde todo dia se aprende algo e ensinam-se quando outros estão dispostos.
    "As paixões são todas boas por natureza e nós apenas temos de evitar o seu mau uso e os seus excessos." (René Descartes).
    "O mundo divide-se em pessoas boas e pessoas más. As pessoas boas têm um sono tranqüilo. As pessoas más divertem-se muito mais." (Woody Allen).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Heberval,

      Obrigado pelas suas palavras. Foram muito expiradoras. Concordo plenamente com que você disse e agradeço também o alerta. Como eu disse hoje para o Comandante Geral que estava visitando a nossa casa: "comandante, superou as minhas expectativas, obrigado pela nomeação". A camaradagem, o espírito de equipe e a alegria prevalecem nessa casa e com muita honra e orgulho eu me junto a essa família!

      E com humildade eu espero aprender e contribuir com os policiais-militares do 14ºBPM.

      As portas do gabinete estarão sempre abertas,

      Um grande abraço,
      TC LúcioC.

      Excluir
  3. Cel. Lúcio César, passo por aqui para desejá-lo boas vindas, muita ENERGIA POSITIVA em sua nova missão!
    Parabenizo, na oprtunidade, o Amigo Heberval, que tão brilhantemente se expressou em relação a esta casa, que mesmo um pouco distante, considero minha tambem. Continuo à disposição desta FAMÍLIA, 14º BPM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jocilon?!! Escuta essa :
      Era uma vez... um rei que tinha 4 esposas.
      Ele amava a 4ª esposa demais, e vivia dando-lhe lindos presentes, jóias e roupas caras. Ele dava-lhe de tudo e sempre do melhor.
      Ele também amava muito sua 3ª esposa e gostava de exibi-la aos reinados vizinhos.
      Contudo, ele tinha medo que um dia, ela o deixasse por outro rei.
      Ele também amava sua 2ª esposa.
      Ela era sua confidente e estava sempre pronta para ele, com amabilidade e paciência. Sempre que o rei tinha que enfrentar um problema, ele confiava nela para atravessar esses tempos de dificuldade.
      A 1ª esposa era uma parceira muito leal e fazia tudo que estava ao seu alcance para manter o rei muito rico e poderoso, ele e o reino.
      Mas, ele não amava a 1ª esposa, e apesar dela o amar profundamente, ele mal tomava conhecimento dela.
      Um dia, o rei caiu doente e percebeu que seu fim estava próximo.
      Ele pensou em toda a luxúria da sua vida e ponderou:

      É, agora eu tenho 4 esposas comigo, mas quando eu morrer, com quantas poderei contar?
      Então, ele perguntou à 4ª esposa:

      Eu te amei tanto, querida, te cobri das mais finas roupas e jóias. Mostrei o quanto eu te amava cuidando bem de você. Agora que eu estou morrendo, você é capaz de morrer comigo, para não me deixar sozinho?
      De jeito nenhum! Respondeu a 4ª esposa, e saiu do quarto sem sequer olhar para trás.
      A resposta que ela deu, cortou o coração do rei como se fosse uma faca afiada.
      Tristemente, o rei então perguntou para a 3ª esposa:

      Eu também te amei tanto a vida inteira. Agora que eu estou morrendo, você é capaz de morrer comigo, para não me deixar sozinho?
      Não!!!, Respondeu a 3ª esposa.
      A vida é boa demais!!! Quando você morrer, eu vou é casar de novo.
      O coração do rei sangrou e gelou de tanta dor.
      Ele perguntou então à 2ª esposa:

      Eu sempre recorri a você quando precisei de ajuda, e você sempre esteve ao meu lado. Quando eu morrer, você será capaz de morrer comigo, para me fazer companhia?
      Sinto muito, mas desta vez eu não posso fazer o que você me pede! Respondeu a 2ª esposa.
      O máximo que eu posso fazer é enterrar você!
      Essa resposta veio como um trovão na cabeça do rei, e mais uma vez ele ficou arrasado.
      Daí, então, uma voz se fez ouvir:

      Eu partirei com você e o seguirei por onde você for... O rei levantou os olhos e lá estava a sua 1ª esposa, tão magrinha, tão mal nutrida, tão sofrida...
      Com o coração partido, o rei falou:

      Eu deveria ter cuidado muito melhor de você enquanto eu ainda podia...
      Na verdade, nós todos temos 4 esposas nas nossas vidas...
      Nossa 4ª esposa é o nosso corpo.
      Apesar de todos os esforços que fazemos para mantê-lo saudável e bonito, ele nos deixará quando morrermos...
      Nossa 3ª esposa são as nossas posses, as nossas propriedades, as nossas riquezas. Quando morremos, tudo isso vai para os outros.
      Nossa 2ª esposa são nossa família e nossos amigos. Apesar de nos amarem muito e estarem sempre nos apoiando, o máximo que eles podem fazer é nos enterrar...
      E nossa 1ª esposa é a nossa ALMA, muitas vezes deixada de lado por perseguirmos, durante a vida toda, a Riqueza, o Poder e os Prazeres do nosso Ego...
      Apesar de tudo, nossa Alma é a única coisa que sempre irá conosco, não importa aonde formos. Então...

      Cultive... Fortaleça...Bendiga...Enobreça... Sua alma agora!!!

      É o maior presente que você pode dar ao mundo...
      e a si mesmo. Deixe-a brilhar!!!

      Queridos Amigos!!

      A sempre tempo de renovar e alimentar sua alma, mas como? Através de mais conhecimentos e atitudes de solidariedade. Deus nos deu a vida para que possamos aprender com ela e buscar respostas em seus ensinamentos.

      Um forte abraço!! Energia Positiva!!!

      Excluir
  4. Cel.Lúcio César, seja bem vindo a esta casa de amigos, espero que o senhor escolha um subcomandante que tenha um certo apreso pela unidade é principalmente pela família policial desta unidade

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, comandante !
    Seja bem vindo ao 14º BPM e à nossa querida Planaltina.

    Bom, ano novo, comandantes da gloriosa PMDF novos, pensamentos novos e com isso muitas idéias novas. Então, estou entrando em contado para sugerir algumas idéias para melhorar o serviço prestado por nossa unidade à comunidade de Planaltina, tão carente em vários aspectos. O objetivo é que possamos contribuir com nossa parte para melhorar a qualidade de vida dessa comunidade, sem esquecer que para isso precisamos melhorar primeiramente as condições de trabalho de nosso público interno.” Nenhum médico cirurgião doente e com instrumentos cirúrgicos ultrapassados/ineficazes poderá realizar cirurgias restauradoras”
    Vamos lá, eis aqui algumas sugestões:
     Disponibilizar um computador para o Rádio Operador com internet para que possamos realizar consultas sobre veículos e pessoas.É necessário também que os operadores estejam cadastrados no sistema INFOSEG. A CIADe sempre está com problemas, rede sobrecarregada, etc. o que tem atrapalhado e muito o bom andamento do serviço e conseqüentemente leva uma desmotivação dos policiais em serviço operacional

     Disponibilizar uma Análise Criminal mensal para os policiais (liberação do policiamento e site da unidade) para que possam ter ciência dos delitos mais correntes na cidade, mencionando bairro, local, horários e possíveis autores,etc.

     Empregar o nosso policiamento de forma mais inteligente e eficaz, ou seja: empregar maior número de policiais de serviço nos dias, horários e locais mais necessários , de acordo com levantamento de uma Análise Criminal eficiente e atual realizada pelo nosso P.3 e SSPDF.No modelo atual está levando uma certa ineficácia e quem sai perdendo e a população e nosso policial que trabalha sem conhecimento de informações tão necessárias.

     Colocar policiais femininas no serviço operacional. Acho que não preciso falar o motivo aqui. O comandante anterior não conseguiu, embora fora sugerido por várias vezes, mas e o senhor ?

     Fazer contato em nossas delegacias (16ª e 31ªDP) para que seja disponibilizado um terminal de computador com direito a impressão para que nossos policiais possam confeccionar os boletins de ocorrência de forma eletrônica. Estamos em pleno século 21 e ainda estamos confeccionado boletins de ocorrências de forma manual .Precisamos de corretor ortográfico eficiente, caligrafia legível, etc. que de forma manual não é possível mesmo.

     Criação de uma comissão com integrantes dos diversos setores da unidade e policiamento. Ex: Expediente Administrativo, Gtop, RP diurno e noturno,Adjunto, Policiamento Rural, Policiamento de Trânsito,Projetos Sociais, etc. para que possam auxiliar o comando em uma melhor gestão da unidade.Isso elevará a auto-estima do público interno, pois o pessoal que está com a “mão na massa” estará sendo ouvido e valorizado, levando com isso uma conseqüente melhor prestação de serviço a comunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue algumas respostas para as sugestões apresentadas acima:

      1. Em resposta à primeira sugestão informo que a partir de segunda-feira dia 05 de março serão trocadas todas as mesas do batalhão, inclusive os móveis da sala de rádio e adjunto, tão logo seja montada a nova mobília estaremos disponibilizando um computador para o RO, o cadastramento no INFOSEG será providenciado pela 2ª Seção e o P/1 ficará responsável para cadastramento de R.O’s no GETRAN DO DETRAN.

      2. Em resposta a segunda sugestão o SGT LOBO JÚNIOR implementará informações repassadas pelo P/3, no blog do comandante da UPM e serão disponibilizadas na liberação do policiamento.

      3. Já foi feito um estudo e foi detectado que a maior incidência criminal está na faixa de horário entre às 17:00hs às 03:00hs, porém para uma melhor aplicação dos recursos nesses horários mexerá com a rotina de vários policiais militares este processo será mais lento pois não podemos modificar todas as escalas de uma vez o processo será paulatino para que o maior número de viaturas entrem de serviço no mesmo horário do GTOP.
      4. Será estudado o caso e verificaremos o motivo e as necessidades de cada um para uma melhor aplicação do efetivo feminino.

      5. A PMDF estará, em breve, disponibilizando o sistema BOWEB, Boletim de Ocorrência ONLINE, onde cada policial poderá através da INTRANET/PMDF confeccionar sua ocorrência de forma digital, enquanto isso podemos implantar o sistema integrado com a PCDF desde que as delegacias disponibilizem o espaço e condições necessárias, o TEN MÁRCIO ALVES fará o levantamento e os contatos com as delegacias.

      6. O comandante da UPM já abriu um canal de diálogo realizando algumas reuniões setorizadas e isso faz parte de um processo natural dentro das atribuições do comandante, é óbvio que se faz necessário a participação de todos dentro de suas esferas de atribuições e as boas sugestões como as aqui apresentadas, serão estudadas e viabilizadas dentro das limitações que o comando da UPM tem, agradeço a participação do nobre colega e vamos fazer uma gestão participativa, Obrigado.
      MAJ SAUAIA- SUBCOMANDANTE DO 14º BPM

      Excluir
  6. Cont...


    É isso aí comandante e muito mais.... Não queremos somente aumento salarial, queremos também condições para que possamos executar nosso trabalho de forma digna e eficiente para que possamos realmente servir a população como ela realmente merece.

    Qualquer coisa estou a disposição para esclarecer qualquer ponto que não ficou bem endentido.....

    Desejo ao senhor que DEUS possa conduzi-lo para que possa ter sucesso nessa nova missão.

    Um grande abraço.
    Att. Policial Militar do 14ºBPM.

    Liderança

    Ninguém aprende a comandar uma equipe da noite para o dia. Mas dá para fazer uma transição tranquila nas primeiras semanas como gerente. Segue abaixo algumas dicas para vencer os desafios da liderança:

    • Não tente impor mudanças com muita rapidez. Em vez de agir impulsivamente, introduza as novas práticas o mais lentamente possível.
    • Observe seus colegas de gerência e identifique o mais eficaz entre eles. E reflita sobre quais atributos e habilidades o tornam um gestor tão eficaz.
    • Considere como aliados potenciais cada uma das pessoas de quem você depende, mesmo que inicialmente elas pareçam ser muito diferentes de você em estilo e atitude.
    • Pense com o coração. Esse “pensar” é importante para compreender quem está ao seu redor e ajudá-lo a superar seus próprios desafios.
    • Pergunte bastante. Você tem os 100 primeiros dias para fazer todas as perguntas que quiser. E faça! Depois desse período, você será alvo de muitas questões.
    • Evite confiar no poder que o cargo lhe dá. Ao contrário, sempre que possível, confie na sua própria experiência como principal fonte de autoridade.
    • Relaxe e escute as opiniões, preocupações e idéias das pessoas. Isso vai ajudá-lo a entender qual o cenário em que vai atuar e avaliar a sua situação sem pressa.
    • Descubra quem fala com quem, quem sabe como as coisas funcionam, como são feitas e qual é a melhor maneira de obter acesso á fonte de informações.
    • Peça feedback não apenas a respeito do que você fez, mas também sobre como você fez. Assim você consegue identificar o impacto de seu estilo gerencial.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde,comandante !

    Gostaria de agradecer pela manutenção (limpeza) efetuado nos PCSs

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, Senhor Comandante !

    Sou professora e trabalho na regional de ensino de Planaltina. Gostaria de solicitar o retorno das rondas que eram efetuadas por motos na área escolar e pista de Cooper , próximo ao restaurante comunitário. Nesses locais estão ocorrendo constantes assaltos , menores fazendo uso de tóxico, tarados tentando atacar mulheres,etc.
    No ano passado sempre ocorriam essas rondas efetuadas pelas motos, o que inibia muito a conduta de criminosos, porém, começou o ano letivo e os policiais não estão fazendo as rondas.

    att.
    Ana Lúcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde professora Ana Lúcia, estaremos reativando em breve o serviço que estava sendo prestado, informações de que o resultado é positivo, nos conforta e nos fortalece, para que reavaliemos a aplicação do efetivo de policiais militares, sugestões e observações como esta facilitam na tomada de decisões.
      Obrigado pela participação neste Blog, em nome do Comandante.

      Excluir
  9. Gostaria de solicitar que fosse retirado dos estacionamentos do centro da cidade flanelinhas que estão constantemente perturbando nós motoristas e cidadãos da cidade.Eles urinam frente a mulheres e crianças, fazem uso de droga, praticam assaltos,tentam extorquir os motoristas e danificam os veículos dos que não pagam.

    grato .
    Antônio Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor Antonio Souza, o serviço de flanelinhas é disciplinado pela Administração Regional, O comando do 14º BPM pretende se reunir com o Administrador- Professor Nilvan, para verificar a possibilidade de implantarmos um cadastramento dos flanelinhas e a partir daí realizarmos operações conjuntas com a Adm. Regional a fim de coibir a presença de desocupados que tem outras intenções, menos a de vigiar os veículos particulares. Agradeço a valiosa colaboração com tal sugestão, MAJ SAUAIA - SUBCOMANDANTE DO 14º BPM

      Excluir
  10. SENHOR COMANDANTE,
    GOSTARIA QUE O SENHOR OLHASSE COM UM CARINHO ESPECIAL, NA POSSIBILIDADE DE REABERTURA DO POSTO POLICIAL DO VALE, O PRÉDIO JÁ EXISTE. BOA SORTE NESTA SUA NOVA EMPREITADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Sr. Anônimo, o prédio onde funcionava um posto policial no Vale do amanhecer encontrava-se em péssimas condições de conservação, foi solicitada uma reforma para o cedente do prédio que é a OSOEC, ordem espiritualita cristã que cuida do vale, à época o responsável era o Sr. Raul Zelaya, tendo sido solicitado também a reforma do muro que cerca o lote o qual estava todo quebrado, nenhuma providência foi tomada, esclarecendo que a PMDF não tem recursos próprio para reforma de prédios particulares, soma-se a isto que o efetivo foi remanejado para o PCS do vale com o pacheco, de toda forma estudaremos a viabilidade da sugestão ofertada por vossa senhoria.
      MAJ SAUAIA - SUBCOMANDANTE DO 14º BPM.

      Excluir
    2. OBRIGADA PELO PRONTO ATENDIMENTO A MINHA INDAGAÇÃO. ESPERAMOS QUE SEJA ENCONTRADA UMA SOLUÇÃO PARA NOSSO POSTO POLICIAL, POIS, EM MINHA MODESTA OPINIÃO OS PCS´S FOI UMA PÉSSIMA OPÇÃO DO GOVERNO ARRUDA. VEJO UM BOM POLICIAMENTO EM NOSSA COMUNIDADE,SEI QUE O EFETIVO É MODESTO, MAS, GOSTARIA DE VER TAMBÉM, RONDAS, COMO ANTIGAMENTE, COM 5 OU 6 POLICIAIS A PÉ, FAZENDO TIPO ARRASTÕES, ABORDANDO TRANSEUNTES SUSPEITOS.

      Excluir
  11. SENHOR COMANDANTE,
    GOSTARIA QUE O SENHOR OLHASSEM COM CARINHO A POSSIBILIDADE DE REABERTURA DO POSTO POLICIAL DO VALE DO AMANHECER, O PRÉDIO JÁ EXISTE. OBRIGADA E BOA SORTE NESTA SUA NOVA EMPREITADA.

    ResponderExcluir
  12. Teste de recebimento automático de postagens .

    att.
    sgt Lobo Júnior.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, comandante !

    Como eu havia mencionado, há necessidade urgente que se reforce o policiamento na área escolar de Planaltina (praça do estudante) .Infelizmente tivemos um homicídio nesse final de semana, fora os assaltos constantes em dias úteis.Os criminosos estão fugindo pelos corredores, onde o acesso só é possível à pé, bicicleta, moto.....

    abraço

    Profª Ana Lúcia.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia comandante !

    Gostaria de solicitar uma reavaliação nas escalas do dia. 12h está muito cansativo devido ao calor infernal.Vários estudos comprovam que um trabalhador só consegue produzir com qualidade trabalhando até 08h diárias, principalmente quanto se fala em serviço de polícia em que o trabalhador carrega um grande peso de equipamentos, exposição às intempéries do tempo, etc.Uma sugestão seria a redução para 08 horas ou uma escala de 3X1.

    Um grande abraço e que Deus possa iluminá-lo para que o senhor possa tomar a melhor decisão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo anonimo, todas as escalas são regidas pela portaria PMDF 651, conforme a seguir:
      Parágrafo Único. Serão adotadas as seguintes proporções de horas trabalhadas por
      horas de folga, respectivamente:
      - 06 (seis) horas X 18 (dezoito) horas;
      - 08 (oito) horas X 24 (vinte e quatro) horas;
      - 12 (doze) horas X 36 (trinta e seis) horas;
      - 24 (vinte e quatro) horas X 72 (setenta e duas) horas.
      observe que a Portaria não fala em pulo, qualquer escala deve obedecer o regime de uma hora trabalhada para tres de descanso, sendo proporcional em todas as escalas já apresentadas.

      Excluir
    2. O comando da Unidade está estudando algum tipo de melhoria ou compensação em relação a essa escala 12x36h diurna. Foi realizado várias reuniões para tratar do assunto e como foi muito bem colocado pelo Maj Sauaia, esbarramos na limitação da Portaria e do efetivo.
      Ontem me encontrei com o Sr. Cmt Geral e tratamos de vários assuntos, dentre eles uma forma de modificar o regime de trabalho dos PCSc. Creio que em pouco tempo teremos novidades.

      Um grande abraço e fique com Deus,
      TC LúcioC.

      Excluir
  15. CARO COMANDANTE,

    SEM MENCIONAR NOME DE PESSOAS, SUGIRO QUE O SENHOR FAÇA UM APANHADO GERAL DO PESSOAL QUE TRABALHA NO EXPEDIENTE PARA VER A FUNÇÃO QUE CADA UM EXERCE. O SENHOR VERÁ QUE TEM GENTE SOBRANDO, O QUE SE TORNA UMA FALTA DE CONSIDERAÇÃO COM PESSOAS QUE ESTÃO EMPENHADAS NO TRABALHO SÉRIO E VERDADEIRO.

    ATÉ HOJE AGENTE NÃO CONSEGUE VER POLICIAIS FEMININAS SUFICIENTES TRABALHANDO NA RUA, MAS VEMOS CONSTANTEMENTE ALGUMAS CHEGANDO SEMPRE ATRASADAS E SAINDO NOS HORÁRIOS ENTRE 17H E 18H.

    SE O PESSOAL OPERACIONAL CUMPRE A RISCA O HORÁRIO DE ENTRADA E SAÍDA, POR QUÊ HÁ PESSOAS COM TRATAMENTO DIFERENCIADO.

    POR FAVOR, NÃO DEIXE DE VERIFICAR ESSAS SITUAÇÕES, POIS PARECE QUE OS COMANDOS TEM BASTANTE DIFICULDADE EM RESOLVER QUESTÕES SIMPLES COMO ESSAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo anonimo, em resposta a sua observação, gostaria de informar que o grande número de policiais na atividade de expediente se deve pelo grande número de policiais militares com RM ou DM, a maioria das policiais femininas tem restrição para o serviço externo e discordando da sua observação acredito que o trabalho do expediente seja muito sério, gostaria inclusive de convidá-lo a permanecer por algum tempo na atividade de expediente para reconhecimento deste tipo de serviço que acredito ser tão essencial como o de rua. quanto a tratamento diferenciado o meio de se apurar qualquer denúncia interna é por meio de "parte" a forma anônima não é admitida no meio disciplinar devido ao direito de defesa do acusado, sugiro que participa o fato, garanto que não haverá punição pelo fato de formular uma denúncia honesta.Finalizando voce mesmo poderá comparecer ao P/1 da UPM e solicitar uma lista que determinei que fosse elaborada ontem(06mar2012) com o objetivo de acompanhar e fiscalizar todo o efetivo do expediente e a função de cada um.Acredito que poderá subsidiar sua denúncia não-anônima.

      Excluir
    2. MAJOR ,

      MUITO OBRIGADO PELA PRESTEZA EM RESPONDER MEUS QUESTIONAMENTOS. COMO CONHECEMOS O SENHOR E SABEMOS DA SERIEDADE, COMPETÊNCIA E HUMANIDADE QUE TRABALHA E TRATO COM O EFETIVO DE MANEIRA GERAL, SABERÁ CONDUZIR ESSAS SITUAÇÕES DA MELHOR FORMA POSSÍVEL PARA QUE NÃO HAJA INJUSTIÇAS E BENEFÍCIOS PESSOAIS.

      PREFIRO FICAR NO ANONIMATO, JÁ QUE POSSUIMOS ESSE CANAL. SÓ FIZ ALGUMAS SOLICITAÇÕES E/OU SUGESTÕES PARA O COMANDO E, COM CERTEZA, O SENHOR SABERÁ SEPARAR O JOIO DO TRIGO.

      UM GRANDE ABRAÇO E PODE TER CERTEZA QUE ACREDITAMOS NA SERIEDADE, COMPETÊNCIA E HUMANIDADE QUE POSSUI.SABEMOS QUE O 14ºBPM SÓ GANHA COM UM OFICIAL COMO O SENHOR E NOSSO ATUAL COMANDANTE, SEM FALAR NA GRANDE MAIORIA.

      DE:
      POLICIAL DO 14º BPM

      Excluir
    3. Agradeço sua compreensão e só podemos mudar as coisa e as visões daquilo que está errado com trabalho mútuo, só assim, pelo exemplo, conseguimos resultados.
      O exemplo arrasta...
      quando o maior grupo trabalha com afinco, o menor grupo se distancia e torna-se diferente da maioria.

      Excluir
  16. Boa noite, comandante.

    Gostaria de saber de onde surgirá o efetivo para compor o PCS das Estância , o qual está na iminência de ser inaugurado, uma vez que os existentes sofrem com a falta de efetivo.

    Como sugestão, "sugiro" que o senhor reveja o efetivo das diversas modalidades administrativas, pois o pessoal operacional já está trabalhando no limite.Também, qual a necessidade de uma companhia destacada, uma vez que o serviço pode ser realizado pelo P1 de nossa unidade ? Temos policiais para realizarem quase nada de serviço administrativo e uma guarda sem qualquer utilidade, já não basta a do batalhão, a qual poderia ser realizada por vigilantes ? E esse pessoal que trabalha em projetos umas três horas por dia, no máximo 04 dias por semana( segunda a sexta), enquanto o efetivo operacional, trabalha em durnos de 12h.

    A polícia está com problema de efetivo, não é ? Então vamos colocar o pessoal na atividade fim de verdade e acabar com escalas privilegiadas de alguns.

    OBS: não vou me identificar que não sou louco.

    Tenho fé no senhor e seu sub comandante. Por favor, não deixe como alguns comandos anteriores bonzinhos de mais. O importante é justiça para todos de forma igualitária.

    att.
    Policial 14ºBPM

    ResponderExcluir
  17. Caro anônimo,

    Inicialmente agradeço a sua participação, pois com a participação de todos é que vamos melhorar a nossa Instituição.

    Faço jus as palavras do Maj Sauaia (publicada em 07 de março deste ano) em relação ao expediente. Todos os policiais militares do 14 BPM são importantes para o bom cumprimento da missão, que é prover segurança para os cidadãos de Planaltina. Sem a atividade meio, não há atividade fim.

    Quanto ao efetivo do novo PCS, sem dúvida nenhuma, é um problema, mas estamos trabalhando, juntamente com o "pessoal do expediente" para darmos uma melhor resposta. E em relação a informação sobre a escala do pessoal de projetos, que trabalham três horas no dia, por no máximo quatro dias na semana, creio não ser verdade. Seguimos criteriosamente a Portaria de Escalas do Cmt Geral.

    A Polícia Militar passa por um período sensível devido a falta de efetivo. Concordo que devemos otimizar o emprego da tropa e isso está sendo feito. Quanto ao expediente, a primeira medida tomada por mim ao assumir o comando foi determinar que não aumentasse o efetivo destinado a atividade fim. E com o término do contrato dos servidores civis voluntários no dia 23 próximo, perdermos dez estimados profissionais. A ideia inicial é redistribuir o efetivo existente do expediente nas funções que irão se tornar vagas.

    É claro que você não é louco, mas perceba que os tempos mudaram. Como você sabe eu incentivo sempre a reflexão e todos nós, policiais militares, independentes do nosso posto, graduação ou função que desempenhamos, temos o nosso valor institucional. Continue contribuindo e se quiser fazer isso pessoalmente, será bem-vindo. O meu histórico profissional garante isso.

    Um grande abraço e fique com Deus,
    TC Lúcio Cesar.

    ResponderExcluir
  18. BOA TARDE CORONEL !

    É INCRÍVEL, MAS ENQUANTO NA CIDADE DE PLANALTINA O CRIME AUMENTA A CADA INSTANTE; ONDE SÓ NO DOMINGO ATÉ ÀS 9H JÁ MATARAM UM E BALEARAM DOIS; A POLÍCIA SE CONCENTRA NO ESTÁDIO ADONIR GUIMARÃES PARA DAR SEGURANÇA A UMA MEIA DÚZIA DE PESSOAS PARA ASSISTIREM UM MUCADO DE BABA OVO DO GOVERNO.

    ESTAVA A POLICIA MONTATA, BANDA DE MÚSICA, BATALHÃO DE CHOQUE, BATALHÃO DE TRÂNSITO.

    QUE VERGONHA ! ENQUANTO ISSO A MAIORIA DA POPULAÇÃO À MERCE DA CRIMINALIDADE.

    CADÊ O POLICIAMENTO DA PRAÇA DO ESTUDANTE E OUTROS LOCAIS TÃO NECESSITADOS ? ESTÃO PARA FAZER SEGURANÇA SOMENTE PARA ESSES CRETINOS DE UM GOVERNO CORRUPTO QUE NÃO CONSEGUE, SEQUER, RESOLVER A PROBLEMÁTICA DA SAÚDE ?

    ESSA OPERAÇÃO DE SEXTA FEIRA PASSADA SÓ SERVIU PARA DEIXAR A POPULAÇÃO MAIS INDIGUINADA AINDA. NA HORA QUE ESTAVAMOS VOLTANTO PARA CASA A POLÍCIA RESOLVE FAZER BARREIRA PARA TUMULTUAR O TRÂNSITO PARA CHATEAR MAIS AINDA A POPULAÇÃO. PEGARAM ALGUMA ARMA, TÓXICO, CARRO ROUBADO, ETC ?

    A POPULAÇÃO PAGA MUITOS IMPOSTOS CORONEL, ASSIM COMO VOCÊS POLICIAIS TAMBÉM, ENTÃO VAMOS REVER NOSSA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA.

    ATT.
    ANTÔNCIO SILVEIRA DE SOUSA.
    7845-6937.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Antonio este fórum serve somente para apresentar SUGESTÕES da comunidade, não é um local para debate político. As ações de segurança na operação da sexta-feira é uma resposta do comando do 14ºBPM para atender várias solicitações e sugestões apresentadas por toda a comunidade de que não vê a polícia na rua, visando a apreensão de armas e drogas, nem sempre o flagrante é o mais importante neste tipo de operação que tem como único objetivo fazer o papel constitucional da PMDF que é a missão de POLÌCIA OSTENSIVA, todos sabemos que o crime de homicídio como os ocorridos nos últimos dias são IMPREVISÍVEIS E MUITAS VEZES INEVITÁVEIS, porém os efetivos do bope, patamo,batalhão de cães, batalhão de trânsito e outras unidades estão atuando diuturnamente na região do Vale do amanhecer e Arapoangas, que atualmente apresentaram aumento no número de homicídios. Quanto ao estádio Adonyr Guimarães, foi feita uma solicitação formal através de ofício e o 14º BPM executa policiamento ostensivo em qualquer evento independentemente de quem seja o solicitante, desde igrejas até show de rap, quando solicitados via ofício atendemos a todos e alguns ainda insistem em dizer que não vê polícia na rua , diante de toda essa problemática a PM de Planaltina continuará realizando operações como a de sexta-feira independentemente de horário e setor até que os indíces de criminalidade reduzam, TUDO ISSO MEDIANTE PLANEJAMENTO E SEGUINDO DETERMINAÇÃO DO COMANDO DE POLICIAMENTO DA PMDF.

      Excluir
    2. Nobres senhores Antônio Silveira e MAJ Sauaia.
      Observei a indignação do senhor Antônio e uma justificativa meio incoerente do senhor Major. E tomei a liberdade de um comentário.
      Bom, no meu entendimento ambas as partes têm suas razões para o debate, contudo é notório que o policiamento no Estádio foi sim, direcionado a questões politiqueiras, até mesmo porque o número de policiais excedeu a demanda social, e por inúmeras vezes o nome do senhor Vilmar Lacerda foi comentado, e quanto a justificativa incoerente ao policiamento de Planaltina, o senhor Major equivoca-se em afirmar que: “os efetivos do Bope, Patamo, Batalhão de Cães, Batalhão de trânsito e outras unidades estão atuando diuturnamente na região do Vale do Amanhecer e Arapoangas, que atualmente apresentaram aumento no número de homicídios”, desculpe-me comentar, onde estão estes policiais hoje 21 de março, Bope, Patamo etc..conforme afirmação do senhor Major??
      Se estavam no Vale ou Arapoangas, bom eu não os vi.
      Para finalizar, o assunto “Atividade Policial Militar” é muito extenso e requer um entendimento cientifico e prático, com relação ao aumento dos índices de violência e criminalidade, se os senhores observarem, esta elevação não é direcionado apenas para Planaltina, mas sim para todo o DF.
      Agradeço a oportunidade.

      Excluir
    3. Hoje no dia 21/03/2012, 4 viaturas do patamo estão atuando nas áreas onde mencionei, além das demais, talvez também não saiba que está ocorrendo o comando intinerante no vale do amanhecer, talvez não saiba que estas equipes do patamo participaram deste flagrante:

      Atendente: 24892599115 1º SGT PM JOSIMAR PEREIRA DA SILVA - PMDF
      Nº da Ocorrência: 142586
      NATUREZA INICIAL: PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO DE USO PERMITIDO
      Data: 21/03/2012 18:02:11
      Solicitante: PREFIXO 2216 DEPAROU-SE
      Telefone do Solicitante:
      Endereço Inicial: QUADRA 06 CONJ "J" FRENTE A CASA 02
      Obs_Ocorrencia: UMA PESSOA DETIDA POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO
      Bairro: Setor Residencial Leste
      Cidade: Planaltina
      Estado: DISTRICT FEDERAL
      Ponto de Referência: VIA PÚBLICA
      Recursos empregado:

      Histórico da Ocorrência: ELEMENTO DETIDO E CONDUZIDO A DP, O MESMO PORTANDO ARMA DE FOGO. ARMA DE FOGOMarca:Taurus (Brasil) - Especie :REVOLVER- Calibre :38- Número de Série :832544, COM 06 CARTUCHOS INTACTOS. DETIDO: O(a) Senhor(a) LEANDRO DIAS NOGUEIRA DA COSTA, sexo MASCULINO, FILHO DE MARIA DE LOUDES DIAS NOGUEIRA, nascido em 20/04/1992 - 20 anos , foi o(a) AUTOR, posteriormente foi conduzido para o(a)16ª DP. ESPINGARDA PUMA 44 ....

      Talvez não saiba que deste flagrante foi preso, novamente o leandrinho elemento altamente nocivo na nossa sociedade, talvez não saiba que uma das munições do 38 estava picotada e foi dito pelo mesmo que iria efetuar mais um homicídio aqui na cidade, como disse iria... foi desarticulado.
      Não vou entrar aqui no mérito de se viu ou não as viaturas o que importa é o resultado obtido do qual continuaremos atentos.
      Talvez não saiba que o leandrinho é fregues das equipes do 14º BPM, mas não importa este blog pode informar os acontecimentos e esqueci de mencionar as inúmeras pessoas que moram no Vale do Amanhecer e que procuraram este comandante para agradecer a simples presença da POLÍCIA MILITAR naquela localidade.

      DEVO ESTAR EQUIVOCADO.

      Excluir
  19. A Atividade Policial Militar:

    Segundo o prescrito no R-200, Policiamento Ostensivo é a “ação policial, exclusiva das Polícias Militares, em cujo emprego o homem ou a fração de tropa engajados sejam identificados de relance, quer pela farda, quer pelo equipamento, ou viatura, objetivando a manutenção da ordem pública" (art. 2º, 27 do decreto nº 88.777, de 30 de setembro de 1983); enquanto que Polícia Ostensiva é a atuação do Estado no exercício do seu poder de polícia de forma ostensiva, desenvolvido em quatro fases:

    1ª fase: a Ordem de Polícia,
    2ª fase: o Consentimento de Polícia,
    3ª fase: a Fiscalização de Polícia e a
    4ª fase: Sanção de Polícia.

    (LAZZARINI, Álvaro. Estudos de Direito Administrativo,
    2ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999. p.103 e 104).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Major, vamos todos nos unir para mudar nossa instituição para melhor usando a legalidade para isso. Como ?

      1º Podemos começar interditando os PCSs: Não possuem extintor de incêndio;quando chove cai mais água em seu interior ocasionando risco de curto nas instalações elétricas;Não possuem material de higine básica, o que todo órgão público possui; alguns estão em estado deploráveis e indgnos de trabalhadores utilizarem como local de trabalho e para atendimento ao público que paga grande quantidade de impostos, etc...

      2º Vamos providenciar local apropriado para que seja efetuado a manutenção em nossas viaturas.Chega de usar meis particulares para funcionamento da máquina pública. O pessoal da Viva Brasília já estão nos rebem no portão de cara fechada. O estado está se utilizando da água, sabão, energia elétrica, etc... para limpeza de veículos oficiaise e o pior, com desvio de função de seus servidores. Afinal de contas: motorista de ônibus não lava ônibus no final do serviço, gari não lava o caminhão de recolhimento de lixo, motorista de ambulância não lava ambulância; juiz , promotor, policial civil etc. não fazem esse tipo de papel por um simples motivo: Não é funão deles, é desvio de função, dentre outras coisas .Então, por quê que nós PMs temos que fazer isso ? Tá uma vergonha. Temos que mudar nossa instituição para melhor.

      Se existe lei para cobrar nosso papel, então existe lei para evitar alguns desses tipos de abuso relatado acima. Vamos agir! Essa é a hora de buscarmos nossa verdadeira valorização.

      Vamos fazer somente o que nos compete e dentro da mais absoluta legalidade. Chega de fazer serviço de outros orgãos e papeis que não se enquadram na atividade de policial militar.

      SE NÓS NÃO NOS VALORIZARMOS, QUEM FARÁ ?

      ATT.
      EM NOME DOS POLÍCIAIS 14ºBPM

      Excluir
    2. Companheiro anonimo, mas policial militar, as sugestões apresentadas por vossa senhoria, todas são pertinentes e apropriadas para serem postadas neste blog, contudo como voce mesmo disse é preciso agir dentro de uma legalidade, para interditarmos um PCS precisamos de um documento legal, expedido por uma autoridade constituída, diante de sua postagem vou solicitar um parecer do CBMDF e outro da ANVISA, para termos legalidade afim de formularmos documento solicitando parecer do CPRL e CMT GERAL afim de providências julgadas pertinente àquelas autoridades.
      Já existe uma idéia minha e do TEN MÁRCIO ALVES - P4 para instalarmos um lava-jato dentro da UPM, provisoriamente ainda os motoristas terão de efetuarem a lavagem da viatura até que se contrate pessoal especializado, recentemente foi feito um pedido para que apontássemos vários tipos de profissionias terceirizados de que a UPM necessita e já foi encaminhado ao comando geral.
      Por fim, gostaria de dizer e como já é sabido por todos que o militar somente cumpre ordem legal, quando esta não estiver revestida de legalidade pode ser solicitada por escrito, contudo se faz necessário o prévio conhecimento de ordem legal e ilegal.

      Um Abraço e que O Grande Arquiteto do Universo os abençoe.

      Excluir
    3. Boa tarde, major !

      Tinha certeza que o senhor iria agir dessa maneira, a qual esperamos de um verdadeiro comandante e correto gestor público.O profissional dedicado e comprometido com a instituição e seus integrantes como o senhor, não iria agir de modo algum de forma diferente que não fosse com o bem estar de todos.Me desculpa por usar o anonimato, mas tem gente que ainda persegue, apesar de saber que o senhor não age dessa forma, mas o blog é visto por outras pessoas não tanto confiáveis.

      Que DEUS possa continuar inspirando-o com bons pensamentos para que possamos caminhar verdadeiramente à caminho da luz.

      Um grande abraço
      att: de um amigo.

      Excluir
  20. Os Limites da Atividade de Polícia Ostensiva:

    A importância e a abrangência das atribuições das Polícias Militares

    pode-se depreender a partir da interpretação do § 5º do artigo 144 da CF. Neste

    aspecto, destaca-se o ensinamento de Lazzarini (1989, p. 235-6):

    [...] às Polícias Militares, instituídas para o exercício da polícia ostensiva

    e preservação da ordem pública (art. 144, § 5º), compete todo o universo

    policial, que não seja atribuição constitucional prevista para os demais

    seis órgãos elencados no art. 144 da Constituição da República de 1988.

    Em outras palavras, no tocante à preservação da ordem pública, às

    polícias militares não só cabe o exercício da polícia ostensiva na forma

    retroexaminada, como também a competência residual de exercício de toda

    atividade policial de segurança pública não atribuída aos demais órgãos.

    A competência ampla da Polícia Militar na preservação da ordem pública,

    engloba, inclusive, a competência específica dos demais órgãos policiais,

    no caso de falência operacional deles, a exemplo de greves ou outras

    causas, que os tornem inoperantes ou ainda incapazes de dar conta de suas

    atribuições, funcionando, então, a Polícia Militar como verdadeiro exército

    da sociedade. Bem por isso as Polícias Militares constituem os órgãos de

    preservação da ordem pública para todo o universo da atividade policial em

    tema da ‘ordem pública’ e, especificamente, da ‘segurança pública’.

    ResponderExcluir
  21. Senhor Major.
    Boa noite.
    Conforme postagem datada de 07 de março, o senhor relatou que iria elaborar uma lista com a função e o efetivo do expediente, este fato chamou-me muita atenção, pergunto ao senhor se a referida lista já se encontra pronta para que possamos dar uma olhadinha. Sugiro até coloca-la num local bem visível para todos, já que é um assunto tão questionável.

    ResponderExcluir
  22. A lista está pronta e verifiquei que existem 37 policiais militares "de rua" em restrição médica ou restrição ao porte de arma, a lista está comigo e para preservar a imagem pessoal de cada policial militar, não é o caso de expor nomes aqui no blog, mas qualquer policial militar poderá solicitar uma cópia ao CB ANDRÉ NO p/1- ESCALAS e verificar que temos mais baixados do que escalados no expediente por necessidade do serviço. Outro fator que chama a atenção é que os demais que estão no expediente não ultrapassam o efetivo previsto para a atividade meio. Além disso 1/12 avos do efetivo representa cerca de 41 policiais militares do efetivo de 478 PPMM, ou seja todos os meses temos aproximadamente 41 PPMM de férias e é quase a mesma proporção de restrição médica ou porte de arma suspenso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAJOR !

      NUNCA VI FALAR QUE OS SEGUINTES SEVIDORES TRABALHAM COMO PEDREIROS , MECÂNICOS,ELETRICISTAS ETC. É CLARO QUE TEMOS O QUADRO ESPECIALISTA EM QUE NOSSA UNIDADE POSSUI APENAS UM MECÂNICO. MAS VAMOS LÁ:

      1º POLICIAL CIVIL PREDREIRO ?
      2º PROMOTOR DE JUSTIÇA PEDREIRO ?
      3º JUIZ PEDREIRO ?
      4º PROFESSOR PEDREIRO ?

      TEMOS QUE NIVELAR POR CIMA.

      SOMOS POLICIAIS E ENTRAMOS NA CORPORAÇÃO PARA SERMOS POLICIAIS E É ISSO QUE A SOCIEDADE ESPERA.

      QUE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PROVIDÊNCIA MECÂNICOS SUFICIENTES, PEDREIROS, ELETRICISTAS , ENCANADORES, LAVADORES DE VIATURAS, ETC...PARA QUE SEJAM UTILIZADOS CONFORME AS NECESSIDADES, COMO É FEITO EM UMA EMPRESA QUE POSSUI GESTÃO MODERNA, ENXUTA , EFICIENTE, ETC....SEI QUE A CULPA NÃO É DO SENHOR, ISSO VEM DE 1809 E AGORA TEMOS QUE MUDAR ESSA SITUAÇÃO !

      SABEMOS QUE UM DOS PRINCIPIOS QUE NORTEIAM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA É QUE ELA SÓ PODE FAZER O QUE HA PREVISÃO LEGAL, ISSO VALE PARA NÓS SERVIDORES.

      TENHO CERTEZA QUE A UNIÃO DE NÓS PRAÇAS E OFICIAIS CONSIGUIREMOS MUDAR ESSA INSTITUIÇÃO PARA MELHOR DE FORMA QUE O GOVERNO E SOCIEDADE PASSEM A NOS TRATAR COM MAIS RESPEITO E VALOR.


      UM GRANDE ABRAÇO.

      ATT.
      UM AMIGO.

      Excluir
    2. Caro amigo, concordo plenamente e muito pertinente seu comentário, ao assumir de fato o comando do 14º BPM, e isto ocorreu no dia 21/03/2012, ou seja há quase uma semana, determinei a principio que somente policiais que fossem voluntários continuariam no serviço de construção do tatame(não sei se é assim que se escreve...) e doravante nenhum policial militar irá atuar como "pedreiro", sendo que os que lá estão todos são voluntários. Gostaria que soubesse que minha visão sobre a atividade dos policiais militares é a seguinte: Todos nós somos formados desde o CFAP ou Academia para sermos policiais militares, cuja missão é de polícia ostensiva, mesmo o serviço do expediente não deveria ser executado por policiais militares já que são formados para serem policiais atuantes com finalidade de prender, preservar e patrulhar a nossa cidade, bem sabemos que na cultura policial militar, desde sua criação este serviço burocrático é exercido por PM's e não servidores civis é preciso vontade política e administrativa para mudar este quadro, creio que não resolveríamos todos os problemas que afetam a sociedade atual, mais me parece problemas sociais que policiais e como continuo a dizer o nosso principal problema são as leis protetoras dos delinquentes, as quais nunca sofrem alterações por motivos excusos.Não se desmotive por comentários tendenciosos, não existe sociedade sem polícia ostensiva, percebo que em qualquer atividade social sempre é solicitada a presença da PMDF, vejo isso todo dia na ADM Regional e reconheço assim como grande parte da sociedade planaltinense o nosso valor. Hoje estamos passando por uma turbulencia que acredito sim que, com a união de oficiais e praças iremos superar todas as adversidades como já superamos no passado.

      Excluir
  23. ALIENADOS É O QUE SOMOS!


    O AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO DO DETRAN É 730 NO CARTÃO E APARTIR DE MAIO PASSARÁ A SER 830 NO CONTRA CHEQUE. O VOLUNTÁRIO DO DETRAN É 300 REAIS DE 06:00. AOS QUE VIBRAM CONTINUEM VIBRANDO COM UM AUXÍLIO DE 450 E VOLUNTÁRIO DE 200 POR 08:00 RALANDO NO P.O. ALIENADOS!

    E ALGUNS COLEGAS POLICIAIS MILITARES AINDA CONTINUAM MULTANDO RECOLHENDO VEÍCULOS AOS DEPÓSITOS DO DETRAN, TIRANDO DINHEIRO DE UM POBRE TABALHADOR, E DANDO PARA O DETRAN O GDF.

    DIVULGUEM.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia maj Sauaia.
    Muito boa a sua resposta datada de 21 de março quanto ao policiamento dos Batalhões na área de Planaltina.
    Vejo um pouco de nervosismo na sua postagem, tendo em vista as palavras repetidas de “estar equivocado”, inclusive em letras grandes e gritantes no final. Muito bom para uma pessoa qualquer, mas eu considero o nobre amigo como sendo um representante de um grupo de policiais e que abril o espaço para o diálogo, e se o senhor continuar respondendo a sociedade desta maneira acho melhor o amigo fechar este espaço.
    Se não consegue receber um pouco de argumento verdadeiro e coerente da sociedade onde o senhor mesmo abre as portas, imagino como o amigo é como comandante.

    "Mentes pequenas discutem coisas; medianas,
    Mentes grandiosas discutem ideias"
    Pense nisso ao postar sua mensagem!
    Bom, deixando as diferenças de lado, eu como morador de Planaltina vejo que o policiamento ao qual o amigo reputa a ênfase de que é usado diuturnamente nas regiões da cidade, ( Patamo, Batalhão de cães, Batalhão de trânsito, dentre outros) , eu vejo que é uma maneira desesperada de tentar mostrar a população carente que existe policiais.
    E o amigo bem sabe que isto é usado vez ou outra, e que não tem uma consistência, então amigo não me responda com afirmações esdrúxulas.
    O seu balanço foi muito bom, um marginal preso, e duas armas apreendidas.
    E o que os outros batalhões fizeram?
    Hoje 25 de março não os vejo mais.
    Há! O amigo está sabendo do homicídio no Vale do Amanhecer nos dois últimos dias? O amigo sabe que os marginais estão usando estilingues para quebrarem os para-brisas dos ônibus para quando os motoristas pararem, estes marginais então os roubem? É amigo, ali nos quebra molas.
    Sim, nobre amigo, tudo isto na cidade do Vale, é por isto que a sociedade pergunta, cadê a Patamo, os cães, o Batalhão de trânsito,,,, viu cara, não precisa ficar nervoso, nós “sociedade, comunidade”, sabemos como funciona o sistema.
    Eu como leigo no assunto pergunto: deslocar um comando todo para um local carente, empregar vários homens e equipamentos em detrimento a preservar a segurança pública, não é desgastante e inviável?
    Do balanço mostrado pelo senhor, fica a pergunta, ( adianto a minha ingenuidade do desconhecer), e o jogo de futebol, sei que envolve questões políticas e não precisa me responder, talvez eu esteja EQUIVOCADO, não é verdade? A sabedoria do silencio é bem plausível.
    Para finalizar eu vou deixar de acompanhar este blog, por que vejo que apenas estou me estressando com assuntos dos quais o próprio estado e faltoso, não somente com os senhores que elogio todos os dias, mas com os outros pilares da sociedade do tipo, educação e saúde.
    Os senhores são apenas vítimas de uma gerência errônea, assim como nós sociedade.

    Att. Nobre amigo.

    ResponderExcluir
  25. Agradeço sua participação e considero, agora plausível as informações prestadas sobre as questões do estilingue nos quebra-molas, agora vejo uma informação prestadoa por alguém da sociedade que demonstra o modus operandi do marginal e que a polícia militar desconhece, é fato, somente críticas de eventos políticos não trazem nenhum valor real à finalidade deste blog, quanto a quetão do policiamento diuturno deixei bem claro que este policiamento estava ocorrendo em detrimento de ações que versavam sobre o comando itinerante que ocorria no Vale do Amanhecer e comprovamos que ao final da intensificação, de fato ocorreu outro homicídio, uma vez que não podemos prever onde este tipo de crime vai ocorrer. Mas o resultado foi repassado aos outros comandante dos quais estamos subordinados, demonstrando no nosso relatório que se não houver efetividade do policiamento e utilizarmos ações temporárias os resultados também são temporários. Finalizando esclareço que o espaço continua aberto e considero que sempre se tira resultados positivos dos comentários críticos ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS: gostaria de informar que o termo devo estar equivocado, foi postado uma única vez sem repetição no final do texto e quem me conhece como comandante são os policiais militares a quem devo lealdade e a grande maioria "brigou" para que retornasse ao batalhão e ao contrário do que foi postado não sou nervoso, costumo dizer:
      "As palavras convencem mas o exemplo arrasta." talvez não seja tão bom nas palavras ou no texto jornalístico mas o exemplo tem me colocado sempre em posições favoráveis na minha carreira policial militar.

      Excluir
  26. MAJOR !

    TEM COMO DESIGUINAR ALGUÉM PARA EFETUAR MANUTENÇÃO NOS PCSs ATÉ QUE SE RESOLVA A INTERDIÇÃO DESSES COMPARTIMENTOS INADEQUADOS PARA O SER HUMANO TRABALHAR? VEJO QUE NO QUARTEL HÁ PESSOAL TERCEIRIZADO QUE EFETUA TAL MANUTENÇÃO E NÃO HÁ FALTA DE MATERIAL.

    O PROBLEMA É QUE NÃO TEM VASSOURA, SABÃO, RODO, MANGUEIRA,PANO, ETC... E FICA COMPLICADO PARA GENTE GASTAR DO NOSSO PRÓPRIO BOLSO PARA QUE A MÁQUINA PÚBLICA FUNCIONE ADEQUADAMENTE.

    LEMBRANDO QUE NOS PCSs NÃO DISPOMOS, ALÉM DOS ITENS MENCIONADOS ACIMA:

    ÁGUA POTÁVEL: NUNCA SE TROCOU OS FILTROS, ENTÃO....
    NÃO POSSUI COPOS
    NÃO POSSUI MATERIAL DE HIGIENE PESSOAL
    NÃO POSSUI RECIPIENTES PARA ARMAZENAMENTO DE LIXO
    NÃO POSSUI SACOS PLÁSTICOS PARA DISPENSA DE LIXO,
    E OUTRAS COISAS MAIS.

    CONTO COM A VOSSA COMPREENSÃO, UMA VEZ QUE PASSAR 12H EM AMBIENTES COMO ESSES É MUITO DESCONFORTÁVEL, ETC...

    ResponderExcluir
  27. Caro Colega, o pessoal terceirizado foi contrado somente para instalações físicas permanentes, quando foi realizado o contrato foi calculada a área em metros quadrados dos pisos e janelas existentes de cada quartel, com determinação de que seriam somente as sedes das upms, ou seja não deveríamos incluir postos policiais destacados, na época só tinhamos tres PCS's, além disso pasmem, mas o PCS é um patrimônio Móvel e não imóvel, como se fosse uma viatura. A empresa de limpeza ROVER que é a atual contratada questionou a utilização em PCS sob pena de quebra de contrato e multa. Estamos aguardando a possibilidade de contratação de pessoal qualificado para tal manutenção, conforme postado anteriormente. O ideal é que não comprem nada de material de limpeza, não incentivo esse tipo de prática é preciso cobrar os meios necessários para aquisição de pessoal e material à equipe da DLF/DALF da PMDF estarei posteriormente postando parte do teor dos documentos dos quais por meio destes farei a solicitação de material e pessoal para limpeza dos postos PCS's exclusivamente.

    ResponderExcluir
  28. Não temos pessoal para realizar a limpeza dos PCSs.
    Mas temos que trabalhar até quando nesta situação, não seria o caso de fechá-los, por motivos bem evidentes?
    Se nós convidarmos uma equipe dos Direitos Humanos e levarmos estes senhores para uma vistoria nos referidos PCSs, e estes senhores constatarem a real idade dos fatos, o que aconteceria?
    Até mesmo por que o colega esqueceu que as portas de alguns são de madeirite, e já estão aos frangalhos, e no PCS 108 Vila de Fátima, a fiação esta exposta, e as portas estão caindo, lembrando que tem um rádio PMDF lá dentro e no 80 Vila Vicentina, quando chove, aquilo lá uma hora vai pegar fogo, a água da chuva escorre por dentro de uma tomada de energia, meu Deus, até quando Major esta situação? Há no 80 também tem um radio “patrimônio”.
    Observei também o seguinte Maj.
    Se não tem o pessoal para a limpeza, a situação fica do jeito que está não é verdade.?
    Nossa!!!! A nossa categoria é mesmo largada, não é Maj. Há, quando conseguir alguém para este tipo de manutenção seria possível também conseguir alguém para fazer a manutenção das viaturas? O senhor bem sabe que não é obrigação nossa de lavar as viaturas!
    Veja os nossos primos ricos, eu não os vejo lavando as vtrs, os Delegados também não tem motorista particular, não tem secretária particular, seria hora de acabar com algumas situações que apenas acontecem em nossa instituição.

    Obrigado pela oportunidade e desculpe qualquer coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei como funciona nas outras instituições, me preocupo somente com a minha, ademais sempre foi dessa forma não é e acredito que está na hora de mudar esse cenário. Acredito ainda que muitos policiais militares(também os oficiais) só perceberam agora a importância de se fazer projetos na PMDF essa é uma modalidade de aquisição de material e produtos de acordo com a lei de licitações, lembrando que fazer projetos também não está na maioria das atribuições do PM e isso atrapalha tudo agora que a PM acordou para isso começou a formar diversos policiais militares no assunto incluindo tal matéria na grade curricular dos cursos de aperfeiçoamento e formação o que demanda tempo, para resolvermos todas essas questões é simples basta terceirizar os serviços não é? resposta não é não, demanda tempo e esforço de equipes no expediente e alguns acreditam que a atividade meio não é importante para a atividade fim não é mesmo?
      Finalizando gostaria de fazer uma pergunta se todos os problemas dos PCS fossem resolvidos, voce acredita mesmo que ainda assim não haveria reclamações sobre esta modalidade de policiamento?
      Quanto a secretária(o) ou motorista não sou contra acho que é legal, está previsto como atividades em que cada comandante confia sua equipe de assessores como qualquer outro cargo, tais como juízes, promotores, delegados, deputados,Administradores regionais,diretores e etc...acredito que não somos diferentes dessas estruturas.

      Eu que agradeço pela sua participação.

      Excluir
  29. Boa tarde Comandante Sauaia.
    Agradeço muito a bela situação dos serviços prestados pela vossa corporação, e agradeço mais ainda a compreensão do nobre amigo, que pelo visto é uma pessoa pautada nos seus direitos e deveres.
    É que às vezes a população já não aguenta tantas situações incomodas e redundantes, na área criminal. E acaba cobrando dos senhores, que nos carregam como fardo e sem suporte técnico ou mesmo jurídico.
    Fortes abraços a Instituição Policial Militar.
    ATT. Nobre amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço também ao nobre amigo, só lembrando que a população cobra somente dos que realmente trabalham, esquecendo-se muitas vezes que segurança pública não se faz somente com Polícia Ostensiva temos mais outros órgãos policiais e que as vezes são esquecidos, além disso na maioria das vezes a população reclama dos serviços sociais que não lhe são prestados. Acredito muito que as leis estão ficando cada vez mais permissivas e benéficas aos infratores se a instiuição sofre, imagina a população não é mesmo.
      Obrigado.

      Excluir
  30. Desejo boa sorte ao 14º Batalhão e gostaria de perguntar quais são os planos em relação ao Vale do Amanhecer? Vimos que o comando itinerante esteve por lá por uma semana, mas seria interessante reativar o posto policial que conta com uma área que foi cedida a polícia militar.

    ResponderExcluir
  31. Como já disse na outra postagem, não há planos de se retomar o posto policial do Vale do Amanhecer, os efetivos que lá trabalhavam estão no PCS do próprio Vale, só relebrando que cabe ao Governo a implantação de Postos Policiais e que a comunidade não tem condições de manter um posto policial com serviços de manutenção e limpeza o que acaba gerando vários outros problemas de limpeza e conservação e às vezes de insalubridade. O posto antigo do vale apresentava sérios problemas de estrutura e diversas vezes foram solicitadas reformas, as quais nunca foram realizadas. O 14º BPM não tem planejamento para implantar mais nenhum posto policial.
    MAJ SAUAIA SUBCOMANDANTE DO 14º BPM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Subcomandante,

      E se por iniciativa privada fosse montada uma nova estrutura?
      E se conseguirmos junto ao GDF a manutenção e limpeza do local?
      Existe algum projeto estrutural de modelo de posto que poderíamos utilizar? Temos a disposição arquitetos e engenheiros que vão se sentir honrados em ajudar.

      Fico muito grata pela resposta e vamos pesquisar junto ao GDF as possibilidades de implantação desse posto, proporcionando não só a comunidade mas também, aos policiais, o conforto necessário para atendimento à nossa comunidade.

      Atenciosamente,

      Érika Pimentel.

      Excluir
    2. Agradeço seu entusiaismo pela criação do posto policial, são necessárias algumas providências que vão além da competencia do Comando do 14º Batalhão, principalmente sobre o aspecto do efetivo, hoje para criarmos qualquer tipo de policiamento temos que remanejá-lo de outra localidade e isso é, atualmente, impossível sem que haja prejuízos em outros setores de policiamento. Acredito que haja um esforço do Comando Geral em aumentar o efetivo, mas isso demanda tempo de formação e outras medidas.

      Excluir
  32. Existem vários policiais com o curso de policiamneto comunitário trabalhando nas viatutas operacionais, pq não colocar nos PCS's apenas nós que temos o curso de policiamento comunitário.
    Outra sugestão para os PCS's seria a transferência do expediente para cada PCS, assim liberaria os policiais que os vigiam, para o policiamento operacional.
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples, porque os policiais que possuem o Curso de Policiamento Comunitário, não são suficientes para cobrir todos os pcs's, ademais os pcs's serão reforçados após outros policiais fazerem os cursos. Já existe estudo para isso, hoje o policiamento prestado para os pcs's não são atividades de policiamento com filosofia de policiamento comunitário, os efetivos que estão escalados, no momento exercem apenas a vigilãncia dos postos porque ficam engessados com isso, seriam necessários 09(nove) policiais militares atuando diuturnamente em cada PCS, o que não ocorre atualmente. Quanto ao expediente o local de serviço destes policiais militares não é o PCS e sim a administração do quartel, isso existe desde sempre na PMDF e por enquanto não existe nehuma diretriz do Comando Geral que determine este tipo de ação ou atuação.
      ou seja expediente é expediente e serviço externo é serviço externo.
      serviço operacional é todo tipo de serviço que faz com que as ações sejam executadas inclusive o expediente é um serviço operacional.
      por isso nosso batalhão(completo com todo seu efetivo) é chamado de batalhão operacional, diferente das chefias, diretorias e departamentos.

      Excluir
  33. Seja bem vindo Comandante, gostaria de saber a sua opinião em relação ao policial quando ao sair de serviço ter que lavar a vtr? ainda mais em um posto de gasolina qualquer ou em uma garagem de ônibus onde ate escondem os materiais como as vassouras para que não usemos, sou sgt e não acho legal que tenhamos que nos submeter a este papel, não cobro da minha equipe que lave a vtr e nem vou fazer isto, acredito que não existe nem um Órgão da área de segurança que um funcionário seja obrigado a fazer isto, na minha opinião poderia criar uma equipe de manutenção ai na garagem com material e equipamento adequado e durante o transcorrer do dia seria feita a manutenção pela equipe, tenho certeza que tem varios policiais que seriam voluntários ah este trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso já foi postado aqui anteriormente, a limpeza da viatura cabe a quem suja pois a mesma é passada limpa desde sua aquisição para uso dos policiais militares, seria bom se tivéssemos empresa especializada para a limpeza das mesmas, mas enquanto isso não ocorre, quem suja deve limpar. As equipes que que não realizam a manutenção da limpeza está sendo remanejada para o Policiamento Ostensivo ou PCS.Já que os manuais de policiamento ostensivo em uso na corporação preve a manutenção básica que deve ser realizada pelo motorista e isso ainda não mudou.

      Excluir
    2. Então, comandande diga-nos por favor o local apropriado onde possamos realizar com os devidos equipamentos de segurança tais como: luva, bota,capa de proteção do corpo e rosto; também: sabão, bucha, pano, etc. ou teveros tirar do nosso próprio bolso para a manutenção ou utilizar empresas privadas como a garagem da viva brasília em que funcionários nos atendem com as caras fechadas, colocam ônibus na baia para dificultar a manutenção das VTRs,escondem vassouras, buchas e minguam o sabão?

      Se existe fiscalização a cobrar a postura, apresentação pessoal dos policiais então deve existir fiscalização a a proteção desse mesmo servidor em seus dignos direitos trabalhistas.

      Eu nunca vi oficial fazer manutenção de VTRs , instalações físicas etc, ou só cabe a nós praças ? Os manuais, como o senhor falou, só mensinonam nós praças? Oficiais de dia comandantes, diretores, etc , também se utilizam de VTRs, mas nunca vi eles ajudarem em manutenção, ao contrário dos motoristas praças de diversas guarnições.

      Quem paga o remendo de Pneu furado da VTRs das nossa unidade ? Pelo que eu saiba não existe borracharia.Viu ! nós é que estamos tirando do nosso próprio bolso para manter a maquina funcionando até hoje e nada de se resolver a situação. O alto comando acha mais fácil criar situaçãos para cobrar as postura e compostura nossa e nada de cobrar do governo ações mínimas e dignas para os policiais desenvolverem o serviço adequadamente.

      Arrochar de cima para baixo é fácil, quero ver é cobrar dessas autoridades a devida dignidade e respeito.

      Há certas postagens que tem que ser realizadas sempre, pois a situação nunca é resolvida, daí a necessidade de sempre se relembrar, já que está se caindo no esquecimento, suponho eu, uma vez que tudo continua na mesma.

      Excluir
    3. VEJA O QUE DIZ O RISG NO ARTIGO 100

      Dos Motoristas e das Ordenanças
      Art. 100. Ao motorista incumbe:
      I - dirigir a viatura que lhe for designada, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro e obedecer, rigorosamente, às normas de segurança e prevenção de acidentes previstas em planos de instrução e manuais técnicos;
      II - realizar a manutenção de 1º escalão da sua viatura, pela qual é o responsável perante o comandante da sua fração e o Oficial Mnt Vtr;

      VEJA O QUE DIZ SOBRE OS OFICIAIS:

      Art. 22. O Cmt U exerce sua ação de comando em todos os setores da unidade, usando-a com a iniciativa necessária e sob sua inteira responsabilidade.
      Parágrafo único. A ação de comando de que trata o caput deste artigo é caracterizada, principalmente, pelos atos de planejar, orientar, coordenar, acompanhar, controlar,fiscalizar e apurar
      responsabilidades.


      VEJA O QUE DIZ O ARTIGO 109:
      Art. 109. As praças pertencentes a tais dependências ou repartições participam dos serviços gerais da unidade, sem prejuízo das suas atribuições peculiares.


      VEJA O QUE DIZ:
      Art. 130. Ao soldado cumpre, particularmente:
      I - esforçar-se por aprender tudo o que lhe for ensinado pelos seus instrutores;
      II - evitar divergências com camaradas ou civis e abster-se de prática de vícios ou atividades que prejudicam a saúde e aviltam o moral;
      III - manter relações sociais somente com pessoas cujas qualidades morais as recomendem;
      IV - portar-se com a máxima compostura e zelar pela correta apresentação de seus uniformes, em qualquer circunstância;
      V - compenetrar-se da responsabilidade que lhe cabe sobre o material de que é detentor, abstendo-se de desencaminhar ou extraviar, propositadamente ou por negligência, peças de
      fardamento,armamento, equipamento ou outros objetos pertencentes à União;

      Por fim gostaria de esclarecer que existem outras escalas em vigor no Batalhão, além do motorizado, com o qual aqueles que se julgarem desmotivados com limpeza de viaturas, poderão concorrer.

      Não existe nehuma recomendação ou ordem para que o policial militar desmbolse valores em prol da Instituição, portanto se o fazem e acredito que sim é por iniciativa própria e não por cumprimento de ordem.

      MAJOR SAUAIA - SUBCOMANDANTE DO 14º BPM

      Excluir
    4. Boa noite major,

      Já que estamos falando de legislação, estou enviando uma referente ao trabalhador, que é claro, refere-se a nós também.Se o senhor me falar que a CLT não se aplica a PMDF, veja o que diz a Lei de Introdução ao código civil em seu artigo 4º : “Quando a lei for omissa, o juiz decidirá de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito”.Sendo assim, aplica-se a nós também. No caso dos PCs, veja a DPC 001/2009 e 002/2010.Nelas, podemos ver que está tudo errado quando se fala em Policiamento Comunitário e Posto Comunitário de Segurança.Veja também o que diz o MP-1PMDF, do então, major Ivon Corrêa, adotado por nossa PMDF, com certeza o senhor se lembra por ser da nossa época de início na PMDF.Não conheço também a portaria, regulamento, etc que adotou o RISG para nós.Mas, tudo bem ! Então já que é para executar o Art. 22, parágrafo único, vejamos as seguintes observações:

      Cadê o planejamento, coordenação , acompanhamento e apuração de responsabilidades no que diz respeito à CLT, DPCs 001/2009 e 002/2010. MP-1PMDF 01/1998, artigo 145, inciso IV do CTB,etc.Entre várias outras que eu poderia citar, mas não é o caso agora.

      Major, o senhor é uma pessoa boa e inteligente. A intenção não é criticar o senhor, ou o comando, a intenção é que sejamos tratados como verdadeiros profissionais que somos e com direitos inerentes a função que desempenhamos junto a sociedade.

      Não podemos resolver a situação, simplesmente trocando o policial de local porque reclama de vícios e coisas erradas que ocorrem desde 1809 na nossa corporação( o senhor já foi praça e com certeza já foi muito injustiçado, inclusive como oficial também). Temos é que lutar constantemente para melhorar a nossa instituição. Não vamos fazer como sugeriu o infeliz diretor da PCDF , o qual sugeriu aos PMs que tentassem outro emprego, caso não estivessem satisfeitos com a remuneração.Já pensou major, “minha mulher está ,velha,doente e nervosa; então irei procurar uma mais nova,mais calma e com mais saúde aí eu resolvo o problema sem gastar e sem diálogo” Não dá para pensar assim não ! temos é que mudar o que está errado e fortalecer ainda mais a nossa instituição e os nossos laços de amizade e fraternidade.Usar a legislação só para cobrar do praça é injustiça e covardia, sei que não partiu do senhor , nem do comandante !

      Quanto a recomendação de se gastar do próprio bolso ! o senhor sabe que um comando já fez isso ?.Dá uma olhadinha nas postagens do TC Carlos Alberto, veja também que as reivindicações são as mesmas e nada mudou até agora, só arrocho. É claro que oficialmente ninguém faz, mas é assim que funciona.

      O problema não é culpa de oficial A ou B, comando A ou B, mas institucional, no mínimo; está mais a nível de gestão governamental.Somos policiais militares altamente profissionais que lidam com a sociedade e querem que agente ainda fique amarrados a legislações incompatíveis e ultrapassadas de outras forças que exercem funções totalmente diferentes das nossas. A iniciativa de mudar isso é de quem ? é claro que é dos nossos altos gestores com o devido aval do governo, mas nós que estamos na base temos que provocar também,né ?

      Por fim, quero dizer que contra fatos concretos verdadeiros não há argumentos, então, vamos nos unir a todos para mudar essa instituição de forma legal para que não fiquemos para sempre à mercê de boa vontade de governos que não nos dão a devida atenção.

      Me perdoe se falei demais, mas eu só desejo a melhoria para todos nós.


      att.
      Simplesmente um amigo Policial Militar.
      Cont... abaixo

      Excluir
    5. CLT:

      "Capítulo V
      Da Segurança e da Medicina do Trabalho
      Seção I
      Disposições Gerais
      Art. 157 - Cabe às empresas:
      I - cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho;
      II - instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais;
      III - adotar as medidas que lhes sejam determinadas pelo órgão regional competente;
      IV - facilitar o exercício da fiscalização pela autoridade competente.
      Art. 158 - Cabe aos empregados:
      I - observar as normas de segurança e medicina do trabalho, inclusive as instruções de que trata o item II do artigo anterior;
      Il - colaborar com a empresa na aplicação dos dispositivos deste Capítulo.
      Parágrafo único - Constitui ato faltoso do empregado a recusa injustificada:
      a) à observância das instruções expedidas pelo empregador na forma do item II do artigo anterior;
      b) ao uso dos equipamentos de proteção individual fornecidos pela empresa.

      Seção II
      Da Inspeção Prévia e do Embargo ou Interdição
      Art. 160 - Nenhum estabelecimento poderá iniciar suas atividades sem prévia inspeção e aprovação das respectivas instalações pela autoridade regional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho.
      cONT...

      Excluir
    6. Seção III
      Dos Orgãos de Segurança e de Medicina do Trabalho nas Empresas
      Art. 162 - As empresas, de acordo com normas a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, estarão obrigadas a manter serviços especializados em segurança e em medicina do trabalho.
      Parágrafo único - As normas a que se refere este artigo estabelecerão:
      a) classificação das empresas segundo o número de empregados e a natureza do risco de suas atividades;
      b) o numero mínimo de profissionais especializados exigido de cada empresa, segundo o grupo em que se classifique, na forma da alínea anterior;
      c) a qualificação exigida para os profissionais em questão e o seu regime de trabalho;
      d) as demais características e atribuições dos serviços especializados em segurança e em medicina do trabalho, nas empresas.
      Art. 163 - Será obrigatória a constituição de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), de conformidade com instruções expedidas pelo Ministério do Trabalho, nos estabelecimentos ou locais de obra nelas especificadas.
      Parágrafo único - O Ministério do Trabalho regulamentará as atribuições, a composição e o funcionamento das CIPA (s).
      Art. 165 - Os titulares da representação dos empregados nas CIPA (s) não poderão sofrer despedida arbitrária, entendendo-se como tal a que não se fundar em motivo disciplinar, técnico, econômico ou financeiro.
      Parágrafo único - Ocorrendo a despedida, caberá ao empregador, em caso de reclamação à Justiça do Trabalho, comprovar a existência de qualquer dos motivos mencionados neste artigo, sob pena de ser condenado a reintegrar o empregado

      Cont..

      Excluir
    7. Seção IV
      Do Equipamento de Proteção Individual
      Art. 166 - A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos empregados.
      Art. 167 - O equipamento de proteção só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação do Ministério do Trabalho.

      Seção VI
      Das Edificações
      Art. 170 - As edificações deverão obedecer aos requisitos técnicos que garantam perfeita segurança aos que nelas trabalhem.
      Art. 171 - Os locais de trabalho deverão ter, no mínimo, 3 (três) metros de pé-direito, assim considerada a altura livre do piso ao teto.
      Parágrafo único - Poderá ser reduzido esse mínimo desde que atendidas as condições de iluminação e conforto térmico compatíveis com a natureza do trabalho, sujeitando-se tal redução ao controle do órgão competente em matéria de segurança e medicina do trabalho.
      Art. 172 - 0s pisos dos locais de trabalho não deverão apresentar saliências nem depressões que prejudiquem a circulação de pessoas ou a movimentação de materiais.
      Art. 173 - As aberturas nos pisos e paredes serão protegidas de forma que impeçam a queda de pessoas ou de objetos.
      Art. 174 - As paredes, escadas, rampas de acesso, passarelas, pisos, corredores, coberturas e passagens dos locais de trabalho deverão obedecer às condições de segurança e de higiene do trabalho estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e manter-se em perfeito estado de conservação e limpeza.

      Cont....

      Excluir
    8. Boa noite, considero as observações pertinentes, mas com ressalva a utilização da CLT para estatutários (que é o caso da PMDF) é de competência de JUIZ decidir por analogia, apenas na fase processual, quando existe uma lide. Ou seja, não é uma jurisprudência. Mas a questão não é essa, verifico que o blog do comandante não seja o foro ideal para essas questões, talvez o blog do Comandante Geral ou outro canal de comunicação ou queixas (ouvidoria, corregedoria, dentre outros). Como voce mesmo disse esse assunto já foi demaisadamente discutido e não solucionado pois é um problema institucional e não local, não se resume ao 14º BPM.
      Mas ainda assim é preciso fazer algo, não é?
      E o fazer depende de pessoas que fazem e não de pessoas que mandam fazer, te proponho a apresentar um projeto que solucione todas essas questões. Mas ainda assim, decidi tentar resolver parte do problema e recebi apoio de algumas poucas pessoas dentre elas o Comandante da UPM e mais um pequeno grupo que sempre me auxiliou enquanto permaneci nesta UPM, porque fazem.
      "As palavras convencem mas o exemplo arrasta."
      Com essa premissa, termino este assunto, esclarecendo que em breve estaremos com um box para a lavagem das viaturas(é uma meta a ser alcançada, porém é uma meta pessoal e não institucional).
      Obrigado,
      MAJOR SAUAIA - SUBCOMANDANTE DO 14º BPM.

      Excluir
  34. GOSTARIA DE PEDIR AO SENHOR COMANDANTE QUE, SE POSSÍVEL, ORIENTAR OS PM`S A OBSERVAR NA CIDADE A SITUAÇÃO DO TRANSITO, POIS, VEMOS MUITOS CARROS EM VAGAS DE IDOSOS E DEFICIENTES, PARA ISTO, É PRECISO O ADESIVO PRÓPRIO AFIXADO NO VEICULO, EMITIDO PELO DETRAN. OUTRA COISA, O PESSOAL ESTACIONA DE QUALQUER FORMA, UMA BAGUNÇA. SEI QUE O EFETIVO É PEQUENO PARA UMA CIDADE COMO A NOSSA, MAS, NÃO CUSTA PEDIR... (CANETA NELES). OBRIGADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será intensificado o policiamento de trânsito na cidade e a resposta será a altura, aqueles que cometerem infrações de trânsito serão autuados como determina o código de trânsito inclusive as vagas preferenciais.
      Agradeço a colaboração e isto já é uma das diretrizes de comando.

      Excluir
  35. SENHOR COMANDANTE, ESTA SEMANA VI UMA CENA NO MÍNIMO, CURIOSA,POLICIAIS EM UMA VIATURA PRENDERAM UM USUÁRIO DE DROGAS, SEU ESTADO ERA DEPLORÁVEL, IMUNDO, AÍ O POLICIAL VEIO AO RESTAURANTE QUE EU ESTAVA E PEDIU PARA O BALCONISTA UM POUCO DE ÁLCOOL PARA DESINFETAR AS MÃOS. FIQUEI PENSANDO, TODA VIATURA DEVERIA TER UM FRASCO DE ÁLCOOL GEL, POIS OS POLICIAIS TEM MUITO CONTATO COM INÚMERAS PESSOAS PARA REVISTAS, AUXILIO, DETENÇÕES E TANTAS OUTRAS.

    ResponderExcluir
  36. Este Blog foi desativado?

    ResponderExcluir
  37. ESTE BLOG AINDA ESTÁ ATIVO????????????

    ResponderExcluir
  38. E MINHA RESPOSTA???????????

    ResponderExcluir

Participe! Você é muito importante.

"Mentes pequenas discutem coisas;medianas, pessoas;MENTES grandiosas discutem idéias".Pense nisso ao postar sua mensagem !